Trabalho Social e Educação

Auxiliar Educativo

O curso de Auxiliar Educativo  foi desenvolvido com módulos do Catálogo Nacional de Qualificações.
Promoção de 325€ a pronto de pagamento ou 3 prestações de 125,00€ sem desconto

325,00 

Com início a 29 de Outubro
Duração de 3 Meses
No formato de E-Learning
Carga horária de 275 Horas

Por favor, preencha os dados abaixo para obter mais informações

Pré-requisitos

– Habilitação mínima: 9.º ano
– Computador com acesso à Internet.

À carga horária da formação tecnológica poderá ser acrescido 1 mês de formação prática em contexto de trabalho, sendo esta de caráter opcional. A Bean Tree encontra-se sempre disponível para ajudar a integrar o formando no estágio, após término do curso.

Destinatários do curso

O presente curso é destinado a candidatos ativos ou desempregados, com mais de 18 anos e com habilitação mínima de escolaridade o 9.º ano, que pretendam desenvolver carreira profissional como Auxiliar Educativo, tendo como funções:

Colaborar na execução de atividades e tarefas diárias a desenvolver com as crianças e jovens nos diferentes contextos de atuação.
Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas, na sua execução, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento e realização das atividades programadas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
Organizar refeições, bem como apoiar crianças e jovens durante o período de refeições.
Acompanhar e apoiar crianças e jovens nas atividades de higiene pessoal.
Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos materiais utilizados.
Detetar e informar quem exerce as responsabilidades parentais, de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e dos jovens.
Registar e reportar superiormente ocorrências.

O Auxiliar Educativo poderá exercer a sua atividade em Creches, Jardins de Infância, ATL’s, Colégios, Centros Comunitários, serviços de apoio domiciliário.

Objetivos Gerais

Dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para cuidar de crianças durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

Objetivos Específicos

Com a conclusão da formação, os formandos deverão ser capazes de:
– Colaborar e/ou executar a planificação das atividades a desenvolver com as crianças nos diversos contextos em que atua
– Cuidar de crianças em Atividades de Tempos Livres (ATL)
– Cuidar de crianças no domicílio.
– Cuidar de crianças em creches, jardins-de-infância e estabelecimentos similares
– Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.
– Informar os/as encarregados/as de educação e/ou o/a educador/a responsável pelas crianças sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às suas rotinas diárias.

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão a certificação de todas as UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) realizadas, num total de 275 horas, através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade
– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo;
– Experiência desde 2002.

  • UFCD 9635 – Desenvolvimento de crianças e jovens – 25h
  • UFCD 9851 – Técnicas de animação para crianças e jovens – 25h
  • UFCD 9638 – Processos de comunicação com crianças e jovens – 50h
  • UFCD 9639 – Atividades do quotidiano com crianças e jovens – 25h
  • UFCD 9852 – Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens – 50h
  • UFCD 9647 – Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas – 50h
  • UFCD 9651 – Intervenção pedagógica em creches e
    estabelecimentos de educação pré-escolar – 50h

O curso é composto por 7 UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) num total de 275 horas de formação, relativas à componente tecnológica do curso, após as quais poderá haver lugar a um período de formação prática em contexto de trabalho (opcional)

O curso é composto por 7 UFCD´s (Unidades de Formação de Curta Duração) num total de 275 horas de formação, relativas à componente tecnológica do curso, após as quais poderá haver lugar a um período de formação prática em contexto de trabalho (opcional)

O curso está organizado no formato e-learning c/ sessões assíncronas: As sessões assíncronas não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma.

Programa de Formação:

Este curso foi elaborado com base no Catálogo Nacional de Qualificações
UFCD9635 – M5 Desenvolvimento de crianças e jovens
UFCD9851 – M7 Técnicas de animação para crianças e jovens
UFCD9638 – M9 Processos de comunicação com crianças e jovens
UFCD9639 – M10 Atividades do quotidiano com crianças e jovens
UFCD9852 – M13 Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens
UFCD9647 – M22 Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
UFCD9651 – M23 Intervenção pedagógica em creches e estabelecimentos de educação pré-escolar

Cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:

Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)

Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.

Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A leitura e a reflexão individual de todos os materiais pedagógicos disponibilizados, deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual destes materiais, limitará o formando na sua atuação após formação e na realização e participação das atividades propostas.

A formação insere-se no atual contexto de responsabilização do formando, pelo que a carga letiva é aquela que é considerada mínima, para a apreensão dos conhecimentos, de forma sólida.

A carga horária será distribuída por sessões letivas, trabalho de investigação, estudo acompanhado e avaliação. Este curso está estruturado em 7 módulos com cargas horárias de acordo com a tabela apresentada nos Conteúdos Programáticos.

Desde a data de início de cada edição do curso, e ao longo de todo o curso, serão disponibilizados na Plataforma Moodle os módulos, os quais encerram de acordo com a sua carga horária em tempo considerado adequado para a realização do mesmo módulo. Isto garante que, o formando, possa adequar-se ao nível de envolvimento exigido por cada módulo.

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