220,00 €
Pré-requisitos
Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone e preenchimento de questionário de seleção.
Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade. Para não licenciados é necessário uma declaração do próprio em como possui 5 anos de experiência profissional em determinada área.
As aulas presenciais são em Faro
Certificação
O curso é homologado pelo IEFP
Código de autorizações: Presencial C2059002 e B-Learning C2059003
Duração
Carga Horária: 115 horas – 90h CCP + 25h E-Formador
• Curso de Formação de Formadores (CCP), do total de 90 horas de curso, 49h são assíncronas* (sem horário fixo), 7h são síncronas e 34h serão presenciais, na nossa escola, em Faro.
• Curso de E-Formador, do total de 25horas de curso, 23h são assíncronas* (sem horário fixo) e 2h serão síncronas.
As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.
Modalidade de Formação
Formação Inicial
Saída Profissional
O curso de Formação de Formadores, antigamente designado por CAP, destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador Certificado de Adultos.
Após o pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso) é emitido o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma Netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado.
• Curso de Formação de Formadores (CCP), do total de 90 horas de curso, 49h são assíncronas* (sem horário fixo), 7h são síncronas e 34h serão presenciais.
• Curso de E-Formador, do total de 25 horas de curso, 23h são assíncronas* (sem horário fixo) e 2h serão síncronas.
As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo será avaliado:
Participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.
Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade
– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo;
– Experiência desde 2002.
Objetivos Gerais
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
Programa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Módulo 1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil – 10 horas B-Learning
Formador: Contextos de Intervenção ;
Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas Presenciais
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Projeto de Melhoria.
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos Em Formação – 10h B-Learning
Comunicação e Comportamento Relacional;
Diversidade no Contexto de Formação.
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas B-Learning
Métodos e Técnicas Pedagógicas;
Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
Módulo 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação – 10 horas B-Learning
Competências e Objetivos Operacionais;
Desenho do Processo de Formação / Aprendizagem.
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas B-Learning
Exploração de Recursos Didáticos;
Construção de Apresentações Multimédia.
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem -10 horas B-Learning
Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas B-Learning
Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas Presenciais
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Prospetiva Técnico Pedagógica.
Programa – E-Formador
Módulo 1. Introdução ao Ensino a Distância
Noção de e–Learning e de Ensino a Distância;
A visão sobre o e-Learning;
Educação a Distância vs. Formação a Distância;
Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
O e-Learning em Portugal e no Mundo.
Módulo 2. Perfil do e-Formador
O que é a tutoria em Formação a Distância;
Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino a Distância
Qualidades e competências do e-Formador.
Módulo 3. Métodos e Técnicas no Ensino à Distância
Recursos didáticos: como e quando usar?;
Tipos de recursos a utilizar na Formação;
O papel das tecnologias na Educação;
A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.
Módulo 4. Prática Orientada no Moodle
Caraterísticas principais de um curso e –Learning;
Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação.
Módulo 5. Trabalho de Implementação Pedagógica
Trabalho final de implementação pedagógica, em que cada formando tem acesso a um curso base na plataforma Moodle com o papel de Professor/Formador
Utilizamos soluções simples mas eficazes, práticas e inovadoras, de modo a que os nossos formandos se tornem rapidamente profissionais de sucesso.