Objetivos Gerais
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- Na gestão e coordenação de formação;
- No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Programa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Módulo 1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil – 10 horas B-Learning
Formador: Contextos de Intervenção ;
Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas Presenciais
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Projeto de Melhoria.
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos Em Formação – 10h B-Learning
Comunicação e Comportamento Relacional;
Diversidade no Contexto de Formação.
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas B-Learning
Métodos e Técnicas Pedagógicas;
Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
Módulo 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação – 10 horas B-Learning
Competências e Objetivos Operacionais;
Desenho do Processo de Formação / Aprendizagem.
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas B-Learning
Exploração de Recursos Didáticos;
Construção de Apresentações Multimédia.
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem -10 horas B-Learning
Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas B-Learning
Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas Presenciais
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Prospetiva Técnico Pedagógica.
Programa – E-Formador
Módulo 1. Introdução ao Ensino a Distância
Noção de e–Learning e de Ensino a Distância;
A visão sobre o e-Learning;
Educação a Distância vs. Formação a Distância;
Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
O e-Learning em Portugal e no Mundo.
Módulo 2. Perfil do e-Formador
O que é a tutoria em Formação a Distância;
Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino a Distância
Qualidades e competências do e-Formador.
Módulo 3. Métodos e Técnicas no Ensino à Distância
Recursos didáticos: como e quando usar?;
Tipos de recursos a utilizar na Formação;
O papel das tecnologias na Educação;
A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.
Módulo 4. Prática Orientada no Moodle
Caraterísticas principais de um curso e –Learning;
Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação.
Módulo 5. Trabalho de Implementação Pedagógica
Trabalho final de implementação pedagógica, em que cada formando tem acesso a um curso base na plataforma Moodle com o papel de Professor/Formador