Trabalho Social e Educação

Técnico de Ação Educativa Nível IV
Duração: 9 Meses
Carga Horária: 1100 Horas
Técnico de Ação Educativa - Nível IV

O curso de Técnico de Ação Educativa ministrado pela Belive, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas.

23 de Outubro

Valor: 

9 x 115€

23 de Outubro

Valor: 

9 x 115€

Duração: 9 Meses

Carga Horária: 1100 Horas

Por favor, preencha os dados abaixo para a sua Pré-Inscrição

Contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional. Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada.

Destinatários do Curso/Saídas Profissionais

Este curso é destinado a todos os interessados desenvolver ou reciclar em competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. O Técnico de Ação Educativa poderá exercer a sua atividade em Creches, Jardins de Infância, ATL’s, Colégios, Centros Comunitários, serviços de apoio domiciliário.

No geral, as principais atribuições do técnico de Ação Educativa são:

– Cuidar de crianças durante as suas atividades, refeições e horas de repouso
– Vigiar e orientar comportamentos e atividades
– Cuidar da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas
– Promover o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.

Pré-requisitos

– Computador com acesso à Internet

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. 

Duração:  9 meses

Carga horária: 1000h (componente tecnológica)

À carga horária da formação tecnológica poderão ser acrescidas horas de formação prática em contexto de trabalho (1 mês), sendo esta de caráter opcional. 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo;
– Experiência desde 2002.

Objetivo Geral:

Dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

 

Objetivos Específicos:

  1. Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação
  2. Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico­pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver
  3. Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos
  4. Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal
  5. Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições
  6. Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
  7. Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.

 

Programa

Módulo 1 – Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens (UFCD 9631) -25h
Módulo 2 – Ato Educativo – contexto e intervenientes (UFCD 10648) – 25h
Módulo 3 – Fundamentos de pedagogia (UFCD 10649) – 50h
Módulo 4 – Currículo e áreas de conteúdo educativo (UFCD 10650) – 25h
Módulo 5 – Atividades do quotidiano com crianças e jovens (UFCD 9639) – 25h
Módulo 6 – Respostas sociais e educativas para crianças e jovens (UFCD 9634) – 25h
Módulo 7 – Espaços Socioeducativos (UFCD 10651) – 25h
Módulo 8 – Projeto de Intervenção Pedagógica (UFCD 10652) – 50h
Módulo 9 – Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo (UFCD 3282) – 50h
Módulo 10 – Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Específicas (UFCD 9649) – 50h
Módulo 11 – Literatura para a infância e juventude (UFCD 10653) – 25h
Módulo 12 – Técnicas de Animação para crianças e jovens (UFCD 9851) – 25h
Módulo 13 – Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens (UFCD 9852) – 50h
Módulo 14 – Prestação de cuidados básicos- Alimentação (UFCD 8854) – 25h
Módulo 15 – Cuidados básicos de saúde primários para crianças e jovens (UFCD 9641) – 25h
Módulo 16 – Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens (UFCD 9636) – 50h
Módulo 17 – Crescimento e desenvolvimento na infância (UFCD 10654) – 50h
Módulo 18 – Crescimento e desenvolvimento na adolescência (UFCD 10655) – 50h
Módulo 19 – Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (UFCD 9632) – 25h
Módulo 20 – Linguagem Plástica – elementos estruturantes (UFCD 10656) – 25h
Módulo 21 – Pintura e práticas de representação livre (UFCD 10657) – 25h
Módulo 22 – Recursos e materiais educativos (UFCD 10658) – 25h
Módulo 23 – Ficheiros de recursos educativos (UFCD 10659) – 25h
Módulo 24 – Atividades Lúdico-expressivas (UFCD 10660) – 25h
Módulo 25 – Técnicas de Manipulação de formas animadas (UFCD 10661) – 50h
Módulo 26 – Dinâmica Corporal (UFCD 10662) – 50h
Módulo 27 – Artes do espetáculo (UFCD 10663) – 25h
Módulo 28 – Instrumentos rítmicos (UFCD 10664) – 25h
Módulo 29 – Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE (UFCD 9647) – 50h
Módulo 30 – Planeamento e desenvolvimento de atividades livres (UFCD 3287) – 50h
Módulo 31 – Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem (UFCD 9640) – 50h

Organização da Formação

O curso está organizado no formato e-learning com sessões síncronas e assíncronas: As sessões assíncronas, serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário, não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma. Haverão também sessões síncronas (em direto com o formador), via ZOOM, em horário pós-laboral, a definir.

Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:

Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.

Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.

Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).

Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)

Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.

Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)

No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.

Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.

Modalidade de Formação

Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

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