499,00 €
Pré-requisitos
– Computador com acesso à Internet.
À carga horária da formação tecnológica poderão ser acrescidas horas de formação prática em contexto de trabalho (1 mês), sendo esta de caráter opcional.
Contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional. Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada.
Destinatários do Curso/Saídas Profissionais
Este curso é destinado a todos os interessados desenvolver ou reciclar em competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar. O Técnico de Ação Educativa poderá exercer a sua atividade em Creches, Jardins de Infância, ATL’s, Colégios, Centros Comunitários, serviços de apoio domiciliário.
No geral, as principais atribuições do técnico de Ação Educativa são:
– Cuidar de crianças durante as suas atividades, refeições e horas de repouso
– Vigiar e orientar comportamentos e atividades
– Cuidar da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas
– Promover o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
Objetivo Geral
Dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.
Objetivos Específicos
Certificação
No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade
– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
– Preço competitivo;
– Experiência desde 2002.
Programa
M1. Ética e deontologia profissionais (UFCD 9631)
M2. Espaços socioeducativos (UFCD 10651)
M3. Desenvolvimento das Crianças e Jovens (UFCD 9635)
M4. Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens (UFCD 9852)
M5. Prestação de cuidados básicos- Alimentação (UFCD 8854)
M6. Cuidados de saúde primários – crianças e jovens (UFCD 9641)
M7. Segurança e Prevenção de Acidentes com Crianças e Jovens (UFCD 9636)
M8. Atividades pedagógicas do quotidiano da criança (UFCD 9639)
M9. Técnicas de animação para crianças e jovens (UFCD 9851)
M10. Planeamento e Desenvolvimento de Atividades de Tempos Livres (UFCD 3287)
M11. Atividades Lúdico-expressivas (UFCD 10660)
M12. Linguagem Plástica – elementos estruturantes (UFCD 10656)
M13. Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE (UFCD 9647)
Organização da Formação
O curso está organizado no formato e-learning com sessões assíncronas: As sessões assíncronas, serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário, não têm horário fixo e desenvolvem-se de acordo com o cronograma.
Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:
Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)
No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.
Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.
Modalidade de Formação
Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.
A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.
No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.
Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.
Gostei muito de realizar este curso, foi muito didático, interessante, bem construído, será muito útil futuramente no percurso profissional. Gostei da forma de realização dos testes, de toda a informação transmitida. Muito bom!
É um curso bastante enriquecedor, está muito bem estruturado a nível de conteúdos e metodologias, adaptando-se facilmente às necessidades e ritmos de aprendizagem de cada participante. De salientar a formadora que esteve sempre disponível para ajudar. Muito obrigada.
O curso apresentou-se bem organizado, com recursos bem elaborados, de fácil leitura e compreensão. Em termos de apoio da tutora, esta apresentou-se sempre disponível para uma resposta clara e rápida. A estrutura estava equilibrada com tempo suficiente para o estudo e realização das tarefas propostas e testes de avaliação. Tudo excelente.
Utilizamos soluções simples mas eficazes, práticas e inovadoras, de modo a que os nossos formandos se tornem rapidamente profissionais de sucesso.